segunda-feira, 10 de julho de 2017

Projeto de Saneamento de Valões, Rios e Riachos e Melhoramento Ambiental -- autor Haddammann

Projeto de Saneamento de Valões, Rios e Riachos e Melhoramento Ambiental.

Autor: Haddammann Veron

A primeira tomada de posição é feita com a população e ação com estudantes em prol do bairro.
Focando em conscientização em pontos específicos, e em escolas, e universidades.
A estratégia de despoluição preliminar é:
Convocar os estudantes principalmente à: CORTAR CEBOLAS EM FATIAS E JOGÁ-LAS NOS CÓRREGOS E VALÕES E RIOS POLUÍDOS.
. semanalmente cada morador/estudante sensibilizado pela consciência com o meio ambiente compra duas cebolas e fatia-as e joga-as no valão, como uma ação individual; é a pessoa e a Natureza.
  • é uma questão de caráter, e cuidado com o que nos mantém.

A segunda tomada de posição é da Prefeitura.
Que implementará uma coleta dessas fatias (já saturadas com poluição), e incinerando-as.
. A prefeitura colocará uma rede de contenção em pontos estratégicos dos rios, valões, e riachos, em intervalos de tempo; e peneirará -- em vários trechos dos mesmos -- esse material (inclusive retirando lixos, etc, que os poluem); tendo o cuidado de separar em um terreno - e com uma trinchadeira - os detritos sintéticos para levá-los à locais próprios).

A terceira tomada de posição é dos moradores.
Que procurarão conseguir espaço para fazer as fossas necessárias; em suas casas, condomínios, vilas, etc; eliminando de vez o despejo de esgoto sem tratamento em locais inadequados.
O morador precisa se mobilizar por si, pela exigência de saúde e limpeza do local onde mora.
O MOTIVO é este:
O esgoto em toda região está saturando o solo de tal maneira que as árvores e plantas estão já começando a absorver a poluição e não mais nutrindo-se; o resultado será a seiva vegetal ser contaminada e as próprias árvores e plantas começarem a expelir agentes contaminantes no ar; esse efeito dramático, por seu turno, irá ELIMINAR animais e pessoas; tornando-se a vegetação contra o próprio ser humano.
NOTEM: o mar não aceita o acúmulo de poluição que é jogado nele, ele devolve às praias, e estas devolvem às areias. E o ar em seu perímetro fica insuportavelmente irrespirável. Qualquer pessoa pode verificar esse dano, vendo como isso afeta seus pulmões no dia-a-dia.

A quarta tomada de posição é também da prefeitura.


A prefeitura terá de instalar no mais rápido tempo Estações de Tratamento de Esgoto em quantidade e tamanhos suficientes pra cada localidade.

. Será a responsabilidade da prefeitura responder com essa ação às pessoas de cada região, que já prontas por ações próprias vão exigir esse serviço funcionando com eficiência, em uma colaboração mútua de governo com os habitantes locais; favorecendo a manutenção do bem-estar humano e cuidado próprio com a Natureza.


Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.
02/07/17





Nota/Comentário sobre o Projeto de Saneamento de Valões, Rios e Riachos e Melhoramento Ambiental.


O modo de apresentação como chega ao leitor/morador é de um Ante-Projeto; um resumo de um planejamento técnico maior; são linhas básicas de uma ação sócio-governamental para conseguir melhor infra-estrutura, o saneamento, e a urbanização das áreas ambientais prejudicadas na região/bairros/localidade (por falta do saneamento mínimo necessário ao viver civil).
À exemplo do que ainda deve constar no Projeto, em sua forma conclusiva, está a questão da urbanização, em que a jardinagem deverá ocorrer:
-- após o recape com terra adequada nas beiragens dos trechos dos riachos e valões e rios onde;
. os danos ambientais forcejaram à vista da população um desagradável quadro de poluição acumulada, 
. e os cheiros impróprios (fora infestações de mosquitos e contaminações), à que ficam sujeitos principalmente os estudantes, tanto no trajeto quanto durante as aulas, como também os que residem em toda localidade.
 (várias instituições de ensino estão sob esta situação danosa e   dramática; e todas as moradias, não só as limítrofes aos focos de poluição, porque a região é um vale, e todos acabam imersos em um caldeirão como um vazo sanitário entupido; o que é inconcebível e uma vergonha para todos os dirigentes e/ou responsáveis em toda Angra dos Reis).
E ainda e também a questão dos cuidados com a recolha dos materiais nos durante os serviços:
-- implicando tanto os recursos de proteção ao pessoal/funcionários implicados nas tarefas,
- quanto à vários outros suportes de proteção para com moradores durante o trajeto e nas proximidades de efetivação dos serviços.
Um item importante no contexto deste Ante-Projeto é o insumo usado para recolher impurezas; o material absorsor é natural e comprovadamente eficiente; a cebola. Uma idéia simples, portanto, que nos cabe a sorte de tê-la.  Há alternativas para insumos de recolha de impurezas, como uso de folhas secas; no entanto requer procedimento diferente e mais empenho (e mais elaboração) por parte dos moradores.
O bem-comum aos habitantes da região, não trará apenas resultados e satisfação ao bem-estar em saúde, mas em qualidade de vida, que incorrerá na sua vida altaneira como estudante, como morador, como ser humano.  
E o Projeto em si, se pensado como riqueza ambiental, cultural ou sócio-econômica, por certo se traduzirá em retorno ao fluxo turístico às praias,  e recuperação/valorização dos imóveis, e agradabilidade ao tão só e simples viver, o direito de passear, respirar, por amor ao lugar.
 
Haddammann Veron Sinn-Klyss 
(pensador, escritor, ambientalista)
Link do autor (sobre o tema):
Link (de estudos):



Extensão :: Complementaridade .. Idéias/Suportes atinentes ao desenvolvimento
do
Projeto de Saneamento de Valões, Rios e Riachos e Melhoramento Ambiental


Antes de haver indisposição por não imaginar onde os moradores/estudantes arranjariam tanta cebola (e se não tivessem dinheiro pra comprar nem duas numa semana), a solução é recorrer não só à sobra de cebola da cozinha das casas, mas aos vários restaurantes da região;
E instruí-los à ceder a parte do bico de cima das cebolas, separar e juntar essa sobra já nas suas cozinhas (para serem utilizadas em fatias), colocá-las em um recipiente ou nos próprios sacos de cebola mesmo, e entregá-las aos estudantes.

autor: Haddammann Veron
11 de julho de 2017
(Se der a sorte de visualizar o blog não esqueça de lembrar à pessoas amigas que 'aparece' uma 'notificação' de 'erro' ou 'não é possível visualizar'; fazendo as pessoas desistirem de ler o conteúdo -- portanto, meus caros, tudo é mais difícil do que você imagina; mas faço, mesmo sendo difícil)
Você tem opinião?
Comente (os comentários são moderados).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Âmbito Nuclear

Âmbito Nuclear
Fronteira com a Biologia